Ataque em escola deixa 9 mortos e 25 feridos no Canadá; atiradora também morreu
11/02/2026
(Foto: Reprodução) Ataque em escola deixa 9 mortos e 25 feridos no Canadá; atiradora também morreu
Reprodução/Redes sociais
Um ataque em uma escola de Tumbler Ridge, no Canadá, deixou nove pessoas mortas e outras 25 feridas nesta terça-feira (10). A atiradora também morreu, segundo as autoridades locais.
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O caso ocorreu por volta das 13h20 no horário local (19h20 em Brasília), na Tumbler Ridge Secondary School, que atende cerca de 160 alunos. A instituição fica em uma cidade com pouco mais de 2 mil habitantes na Colúmbia Britânica.
De acordo a polícia, ao menos seis vítimas foram encontradas mortas dentro da escola. Outras duas morreram em uma casa que, segundo a polícia, teria ligação com o ataque. Uma nona pessoa não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do hospital.
Os feridos foram levados para uma unidade de saúde da região. As autoridades não divulgaram as identidades nem as idades das vítimas.
A polícia confirmou que a pessoa que realizou os ataques se assemelhava ao descrito em um alerta enviado pelas autoridades mais cedo nesta terça (10). Segundo a imprensa canadense, o alerta descrevia a suspeita como uma pessoa do sexo feminino de vestido e cabelos castanhos.
Em coletiva sobre o caso, a polícia local não informou se a atiradora é maior ou menor de idade. E também não confirmou quantos mortos eram crianças.
"Estamos seguindo todas as pistas para tentar determinar a ligação com a atiradora", disse o porta-voz.
A ministra da Segurança Pública da Colúmbia Britânica, Nina Krieger, se pronunciou sobre o caso nas redes sociais.
“Nossos pensamentos estão com todas as pessoas de Tumbler Ridge. Conversei com o prefeito e com o deputado local, e estamos oferecendo à RCMP toda a assistência adicional de que precisarem”, afirmou em um comunicado no X.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
“Foi uma situação que evoluiu rapidamente e de forma dinâmica, e a cooperação ágil da escola, das equipes de emergência e da comunidade teve papel fundamental na nossa resposta”, afirmou em comunicado o chefe do Distrito Norte, superintendente Ken Floyd.
Até a última atualização desta reportagem, as autoridades não haviam divulgado mais detalhes sobre o caso.
Repercussão do caso
O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, disse estar devastado com a notícia do ataque a tiros.
"Minhas orações e mais profundas condolências estão com as famílias e amigos que perderam entes queridos nesses atos horríveis de violência", disse Carney em uma publicação nas redes sociais.
Carney suspendeu uma viagem planejada à Conferência de Segurança de Munique após o ataque.
Outros líderes políticos de várias partes do Canadá se manifestaram sobre o ataque. Entre eles estão o premiê de Saskatchewan, Scott Moe, e o premiê de Quebec, François Legault.
O líder do Partido Conservador, Pierre Poilievre, afirmou estar abalado com a notícia.
"Estou devastado ao saber que muitas pessoas inocentes foram mortas e feridas em um ato de violência sem sentido em uma escola secundária local em Tumbler Ridge", escreveu Poilievre.
Ele acrescentou que seus pensamentos e orações estão com as famílias das vítimas, com os estudantes, professores, equipes de emergência e com toda a comunidade que enfrenta essa grande perda.
Escola Secundária Tumbler Ridge em Tumbler Ridge, Colúmbia Britânica, Canadá
Google Maps/Reprodução
LEIA TAMBÉM
Iranianos protestam na véspera de feriado da Revolução Islâmica e gritam nas varandas: ‘Morte ao ditador’
Documento do FBI sugere que Trump tinha conhecimento de crimes de Epstein: 'Todos sabiam'
Parlamento Europeu aprova regras para endurecer medidas contra imigração
VÍDEOS: mais assistidos do g1